Buscar

Carregando...

Veja também Mundo Nada Curioso

Idiomas

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Alguns videos para saber mais

Loading...

Hora

00:00:00

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Heterocromia

Heterocromia (ou heterocromia ocular) é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Quando ocorre em gatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará - muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.
Apesar de haver o componente genético envolvido, outros fatores podem concorrer para a heterocromia, como a síndrome de Waardenburg, que gera surdez e provoca essa alteração. O mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina.
Muito rara em humanos, pode ocorrer mais comumente em animais domésticos e selvagens. Apesar de não haver tratamento específico para a anomalia, pode-se usar lentes de contato para igualar as cores.Tim McIlrath, vocalista e guitarrista da banda Rise Against possui um olho de cada cor assim como o músico e ator britânico David Bowie que adquiriu em função de uma briga na adolescência que lhe tirou parcialmente a visão e a percepção das cores de um dos olhos.




Heterocromia em uma mulher.


Heterocromia em um cão.


Heterocromia sectorial em uma mulher.


Heterocromia em um gato.

2 comentários:

  1. Eu queria saber como é possível que eu tenha um olho azul e um verde,sendo que meus pais tem olhos castanhos.

    ResponderExcluir
  2. caso eles tenham genes recessivos para tal coloração sim. ex: se seu avô/avó tio/tia tiver tal coloração nos olhos sim!

    ResponderExcluir

Ajude-nos! por favor!

Por favor, nos ajude na divulgação do blog!
Para aumentar os membros e visualizações para dar mais incentivo aos nossos autores, agradeço desde já.
Autor